A técnica do cultivo de verduras em água é bem antiga, porém o conhecimento sobre este assunto ainda é pequeno, necessitando ser mais questionado para que dúvidas possam ser sanadas. Toda contribuição por parte dos adeptos e cultivadores da hidroponia é bem vinda já que alternativas alimentares devem ser buscadas por conta da precária situação em que se encontra a mãe terra. Uma delas é a agricultura orgânica, mas de difícil manejo já que a terra necessita estar isenta de agrotóxicos e metais pesados, necessitando de um maior controle e técnicas que demandam tempo e cuidados extras. A urgência, por conta do crescimento populacional, faz com que a ciência acelere suas pesquisas neste campo, pois sem água e comida ninguém sobrevive.
Neste contexto, uma das formas seguras de se consumir verduras é através da técnica hidropônica, que nada mais é do que o cultivo aéreo em água que, associada aos elementos nutritivos essenciais, resulta em um desenvolvimento excelente das plantas, e, em especial das hortaliças. Plantas medicinais, aromáticas e condimentares e flores ornamentais também se beneficiam dessa técnica.
Exemplificando apenas as hortaliças, o que deve ficar bem claro é que cada uma delas deve ser alimentada de acordo com suas características (inclusive as diferentes variedades de alfaces), e, portanto, o controle da dosagem nutricional e da pureza da água, deve ser respeitado para que possam ser consumidas com segurança e sabores característicos. O tempo de crescimento é rápido e seguro quando elas são manejadas por pessoas de reconhecido saber e comprometidas com a segurança e a ética.
Além dos fatores acima relacionados, outros benefícios vêm se somar a essa técnica empregada, como por exemplo: aumento de produtividade, menor impacto ambiental com economia de aproximadamente 70% de água, nutrientes rigorosamente balanceados e mais eficazes, redução e até eliminação de alguns defensivos agrícolas e durabilidade maior para o consumidor.
A ingestão de verduras cruas é sistematicamente incentivada pelos médicos, especialmente pelos hematologistas, porém, para os “cozinheiros” que vivem os tempos modernos tendo que dividir seu tempo entre os vários trabalhos que necessita desempenhar, a hidroponia criteriosa é o meio mais ágil e seguro de auxiliá-los no preparo desse alimento tão importante e fundamental para o corpo humano, pois ele chega aos lares sem as pragas e sujeiras características de plantios nem sempre criteriosos. Porém, um alerta deve ser dado: mesmo que as verduras apresentem aspectos limpos e sadios, não estão isentas de serem lavadas em água corrente antes de serem consumidas.
Também outro alerta deve ser dado: o consumidor deve procurar saber a procedência dos alimentos hidropônicos, e, se possível, conhecer o local onde é produzido, aliás, seria muito bom se pudéssemos conhecer para poder avaliar, tudo o que ingerimos. Lembrando, o corpo humano reage de conformidade com o que é alimentado. Quanto melhor soubermos dosar o que comemos e bebemos, melhor para a saúde física e mental. Prevenir ainda é o melhor remédio!
Nota: para a confecção deste texto contei com o apoio técnico do produtor Fabiano de Oliveira que conduz a Vale Verde Hortaliças de forma primorosa, dedicando pleno espaço à hidroponia na busca de hortaliças com uma qualidade superior.
Como agradecimento deixo o seu contato para maiores informações/palestras:
VALE VERDE (estrada Descalvado/Porto Ferreira)
Fone: (19) 9302.8637 (das 7 às 9 horas)
Nicete Campos
26/11/2012