____________________________________________________

Harri Lorenzi: o educador ambiental
____________________________________________________


Trabalha exaustivamente com o meio ambiente, principalmente com a flora. Fotografa, colhe, (re)classifica, pesquisa cada componente vegetal, e vai compilando tudo em livros. Planta sementes profícuas que dispersam sabedorias para serem aplicadas na saúde do planeta. Realiza atividades diversas e congruentes, e consegue com isso, deixar uma herança sem precedentes.

Pensamentos grandiosos, mas por força das circunstâncias iniciou seu sonho paulatinamente, mas, com a força de vontade (para não dizer tinhosidade), que lhe é peculiar. Conseguiu abrir caminhos difíceis, e talvez, o burocrático tenha sido o que mais tempo lhe tomou.

Conjugou verbos no plural, e não se submeteu a caprichos vaidosos, e por isso mesmo, conseguiu o que, a princípio, parecia impraticável, ou seja, criar um Centro de Estudos em Ecologia, onde, em primeiro plano, estão as plantas.

Como tudo na natureza deve ser fechado em círculos, pois a interdependência está intrinsecamente ligada ao sucesso do bom empreendimento, necessário se faz entender de tudo um tanto. Harri Lorenzi não mediu esforços na construção de um belo jardim: o JARDIM BOTÂNICO PLANTARUM”. Contratou pessoal de apoio em pesquisa e serviços diversos, e mantêm trabalhos com outros pesquisadores de áreas correlatas.

Seus livros são completos em informações escritas e visuais, e a didática empregada abrange qualquer pessoa que queira entender e aplicar seu aprendizado na natureza.

Os livros “Árvores Brasileiras” são relíquias que não devem faltar em bibliotecas escolares, comunitárias e nas residências dos que amam a natureza. O de “Plantas Tóxicas” é um grito de alerta para os desavisados, pois seu conteúdo apresenta espécies de plantas responsáveis por intoxicações no Brasil. Neste, Harri Lorenzi deixa uma frase importante de ser reproduzida: “Atrás da beleza deslumbrante ou singela das plantas, escondem-se venenos terríveis ou princípios benéficos, ou ambos; cabe-nos descobri-los e identificá-los para fazer delas o melhor uso”.

O Plantarum é uma “Associação sem fins lucrativos dedicada ao estudo e conservação da flora brasileira”. É um Centro de referência para o Brasil e para o mundo!

Cabe ressaltar que o Jardim Botânico Plantarum estará aberto ao público para visitação a partir do dia 12 de novembro de 2011.

Nicete Campos
24/10/2011


_______________________________________