____________________________________________________

A Natureza e uma Janela
____________________________________________________


A janela não é grande, mas mesmo assim pode-se admirar vários tons, formas e espécies naturais através dela.

Pela manhã, raios de sol a invadem clareando e esquentando o dia. Céu límpido com apenas algumas nuvens a passear. Pássaros em algazarra iniciam seus vôos a procura de alimento, água e brincadeiras. Árvores balançam seus galhos com a brisa a lhes acariciar. Um novo botão de margarida a despontar, com a borboleta a lhe beijar. A jabuticabeira chora se a água demora a chegar, e o pinheiro imponente exala seu odor gostoso, e da altura do seu gigantismo parece tudo observar.

Esta é a linda janela que sabe também esperar pelo entardecer para ver tudo se aquietar: pássaros saciados e afoitos voltam aos seus galhos e ninhos para então repousarem. Animais e insetos noturnos agora aparecem para darem seus passeios e saciarem suas fomes. A lua parece estar tão perto que dá até vontade de estender os braços para aconchegá-la, e o céu fica negro para os cansados poderem descansar.

Primavera também é tempo de chuva, e quando mansa, a janela escancarada deixa entrar o cheiro bom da terra molhada, incitando o cérebro a lembrar de outras coisas memoráveis que provém de um passado não longe. Odores enraizados de bolos, pães quentes, café, geléias, juntam-se ao perfume da terra .

Em alguns momentos, dois gatos faceiros ajudam a emoldurar essa janela ilimitada que sorri ao perceber que pode abarcar um pedacinho de cada beleza do mundo.

Não há como não apreciar essa beleza contínua a inundar os olhos e a alma. Corpos e mentes sonham e descansam na presença da natureza. Ela invade o SER, arrepia a pele, e a sensação de paz é gigantesca!

Através de uma simples janela, se tem o mundo nas mãos, e para tanto, é preciso apenas observar e amar desmedidamente a natureza. Um pouquinho de entendimento se faz necessário para manter a janela da vida aberta: sobre o comportamento vegetal, por exemplo, cuidar para que não falte água, cuidar da terra removendo ervas daninhas, fazer podas, curar suas enfermidades causadas por fungos, bactérias ou vírus.

Pode parecer trabalhoso, mas levando em consideração os benefícios advindos desses cuidados, é uma ótima terapia para o físico e para a mente. O tempo gasto nessa função é pequeno. Basta usar uns minutinhos diários para essas atividades, e os resultados são excelentes para ambas as partes.

A natureza é o maior bem existente neste planeta. Cada pessoa deve se conscientizar e cuidar do que lhe concerne, seja natureza confinada, ou não. A natureza livre pelos campos abertos, ruas, praças, canteiros, terrenos baldios, merecem toda a atenção. Ela é de todos, e assim, deve merecer o carinho, o amor e o cuidado de TODOS.

Já que o mundo aí fora está tão feio, que tal trazer para a janela da sua casa, um pouco da beleza e da saúde mental oferecidas pela Mãe Natureza?

Nicete Campos
17/10/2011


_______________________________________