____________________________________________________

São Francisco de Assis: padroeiro da ecologia
____________________________________________________


Francisco de Assis viveu na Itália entre os séculos XII e XIII. Amava imensamente os animais, mas toda a natureza recebia dele um olhar de admiração e respeito. Sabia que cada elemento existente se relacionava direta ou indiretamente um com o outro, e que se algo se rompesse ou faltasse, naturalmente o desequilíbrio afetaria os animais.

No dia 4 de outubro comemora-se o “Dia Mundial dos Animais”, e São Francisco é o padroeiro deles. Exemplo de amor universal (namorava o sol, a lua, as estrelas), também amava o homem. Só podia mesmo ser canonizado, ser santo!

O homem, através de sua história, sempre se sentiu o dono de tudo, e para mostrar a que veio, usou e abusou da sua arrogância e prepotência. Seja por ganância, por falta de conhecimento, ou ainda por tradições culturais, o que importa mesmo é que os animais sempre foram suas vítimas. Ainda hoje, quando o homem começa a travestir-se de ecológico, ousa passar-se por racional, modificando e maquiando as atrocidades que ainda pratica contra estes seres que apenas co-habitam num planeta que deveria ser equilibrado.

Predador incansável e insatisfeito, o homem maquina incessantemente como trucidar melhor os indefesos animais. Poucos são os que verdadeiramente compreendem e respeitam a função de cada ser nesta terra, e até tentam reverter o quadro criminoso, mas estes também, de maneira covarde, se lhes colocam cabresto e viseira.

Comemorar o quê? A tecnologia de ponta usada na matança? Isto ainda quando o que se pretende é o uso e a exportação de tudo o que o animal possa render, porque na verdade, hediondo é constatar que neste país pode-se jogar animais velhos e doentes, morro abaixo, levá-los para abrigos superlotados abandonando-os à própria sorte e aos maus-tratos. Também comuns são os envenenamentos de toda a espécie, inclusive por plantas tóxicas, que aumentam o tempo de agonia animal.

O que dizer da venda ilegal de animais silvestres, das touradas, rodeios, farra do boi, circos, feiras de animais sem controle sanitário? China torturando ursos, Japão assassinando baleias e golfinhos, o uso de animais em testes cosméticos e experiências científicas?

São inúmeras as atrocidades praticadas, e ainda há projetos de lei que perpetuam os maus tratos, exatamente por conta da ganância do ser que se sente superior a tudo.

Segundo a história, Francisco de Assis respeitava todas as formas de vida. Dava abrigo e alimentação, afeto e liberdade. Lutava pela vida de cada ser, pois sentia o amor que respeita, que se compadece, e que une todas as criaturas na terra.

Ah, homem! Chegará ainda o dia em que comerás a própria carne. Não atentou ainda para o fato de que, uma vez desfeita a simbiose fauna e flora, nada restará para alimentá-lo?

Nicete Campos
4/10/2007


_______________________________________