SÃO CARLOS - A primeira turma da Faculdade de Enfermagem da Universidade Camilo Castelo Branco – Unicastelo do Campus Descalvado, teve sua formação concluída em julho de 2004.
O que despertou o meu interesse em fazer a cobertura para esse site, foi o fato de, em primeiro lugar poder prestigiar minha irmã que muito se empenhou para seu aprimoramento, e em segundo lugar, porque pude perceber as diferentes nuances que existem entre as universidades particulares. No primeiro caso, considero a sociedade em que vivemos, pois tivesse ela a idade considerada “normal” para freqüentar um curso de nível superior, obviamente eu não a estaria citando aqui, mesmo porque, tenho filhos e parentes com formação acadêmica em universidades estaduais de excelência e nunca os citei. Apesar dos seus trabalhos diuturnos exercendo funções variadas nas diversas áreas da saúde por quase quarenta anos, resolveu driblar o tempo e o cansaço. Conseguiu a formação que há tanto tempo sonhara.
No segundo caso, pude constatar por diversas e extenuantes vezes, que nem todas as universidades “particulares”, podem deter a fama de “fábrica de alunos”. A Unicastelo, através do curso de enfermagem, pôde acalentar um pouco meus desejos de ver um projeto que extrapole o mercantilismo corporativista. Posso dizer que agi como uma auxiliar de pesquisadora que acompanha e testa o desenrolar de um experimento. Percebi intenção, conscientização e ação para se obter o melhor resultado possível.
Acredito que ainda não seja o suficiente, assim como em lugar algum o é. Muito há para se fazer, mas essa primeira turma de formandos que pude estar fazendo o acompanhamento, inclusive em serviços de extensão à comunidade, levou-me a acreditar que, brevemente, nossos jovens poderão orgulhar-se sobremaneira em investir em suas formações acadêmicas, bem como terão satisfação em citar de onde elas são provenientes.
Parabéns aos formandos e aos seus formadores!
Nicete Campos
18/8/2004