A escolha da área para alocação do Campus II da USP em São Carlos, que possui 91,14 ha, visou, além dos aspectos econômicos e das adequadas condições de acessibilidade e topografia, bem como de disponibilidade de infra-estrutura de serviços, também, as possibilidades de aplicação de procedimentos sustentáveis.
Para a implantação da infra-estrutura necessária ao desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão em áreas do conhecimento cada vez mais pluridisciplinares e complexas, foi necessário um estudo minucioso e peculiar. Pautados nas limitações contidas em termos de espaço físico do Campus I, e, prevendo o crescimento e diversificação de áreas emergentes, ao mesmo tempo preocupando-se em cumprir as leis ambientais vigentes, uma equipe formada por acadêmicos da USP/São Carlos elaborou um trabalho abrangente e diversificado sobre a área de implantação do Campus II.
Ênfase especial foi dado ao zoneamento ambiental das áreas naturais e antrópicas a serem restauradas, como por exemplo: tipo vegetacional, tamanho, grau de isolamento, condição e histórico de degradação e etc, permitindo assim a adoção de ações diferenciadas de conservação e manejo para cada uma das unidades ecológicas identificadas, que culminou na compilação de dados, onde, em formato de livro, uma riqueza de dados bem elaborados, serviu de instrumento para a obtenção da Licença Ambiental.
O campus II localiza-se no município de São Carlos (SP), nas imediações do Bairro Santa Angelina.
A elaboração do projeto de implantação contou com as seguintes participações:
O Reitor da Universidade de São Paulo é o Professor Doutor Adolpho José Melfi e o Vice-Reitor é o Professor Doutor Hélio Nogueira da Cruz.
Nicete Campos
29/10/2003